Palha Italiana Mais Você

Excelente essa receita de Palha italiana mais você. Como sobremesa é muito boa. Dá uma olhada nos ingredientes e no passo a passo e faça essa receita que dá água na boca.

Palha italiana é um doce feito com brigadeiro e biscoito triturado. Tem origem controversa, pois diferente do que é imaginado sua origem não é nem portuguesa nem italiana, mas sim brasileira.

É um doce genuinamente brasileiro e sua provável origem está no sul do país. Assim como o brigadeiro, a palha é feito basicamente de leite condensado, manteiga e chocolate. A palha, diferentemente do brigadeiro, sofreu influencia da culinária portuguesa e italiana por uma questão histórica, devido aos imigrantes italianos e portugueses que foram para o sul do Brasil quando vieram.

A origem do nome “Palha” acredita-se ter recebido influencia do doce Salaminho de chocolate, que é um doce português o qual em sua receita além do biscoito Maria temos amêndoas sem pele, ou seja, sem palha. No processo de preparação do doce, quando a amêndoa é torrada e friccionada solta a sua palha, marcando assim o nome do doce o qual influenciou. Acredita-se também que a parte “Italiana” do nome é devido a comunidade italiana que vive no sul.

Palha Italiana Mais Você

Ingredientes – Palha Italiana

  • 5 colheres (sopa) de manteiga (100 g)
  • 3 colheres (sopa) de mel (40 g)
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó (15 g)
  • 4 xícaras (chá) de biscoito doce sem recheio picado grosseiramente (300 g) – OBS: usamos biscoito tipo rosquinha de banana e canela
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate meio amargo derretido (100 g)
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate branco derretido (100 g)

Modo de Preparo – Palha Italiana

Numa panela, aqueça 5 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de mel e 3 colheres (sopa) de cacau em pó e misture até ficar homogêneo.

Desligue o fogo, acrescente 4 xícaras (chá) de biscoito doce sem recheio picado grosseiramente e mexa bem para incorporar os biscoitos no creme.

Transfira para uma forma retangular (25 cm X 15 cm) forrada com um plástico e alise bem a superfície com as costas de uma colher.

Despeje ½ xícara (chá) de chocolate meio amargo derretido sobre o creme com biscoitos e depois despeje ½ xícara (chá) de chocolate branco derretido.

Pegue um garfo e vá riscando para mesclar. Depois, leve à geladeira por +/- 1 hora.

Em seguida, retire da geladeira, desenforme e sirva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Analytics