Coberturas e Acabamentos

Emulsificante caseiro

Entenda o que é emulsificante e suas aplicações diversas

Os emulsificantes são aditivos alimentares, substâncias químicas naturais ou sintéticas.

A gema é um emulsificante natural e muito usado nos sorvetes e maionese.

Isso acontece por que a gema é rica em gordura, e quando batida com a água os ingredientes se agregam e acrescentam bolhas de ar. O mesmo acontece com o emulsificante.

Nos pães, pode ser utilizada a lecitina de soja para essa função.

A gema do ovo é uma ótima opção para você substituir o emulsificante, porém vale a pena comparar o preço com um pote de emulsificante industrializado

Um pote de emulsificante serve para diversas receitas, além de ser muito mais prático do que a gema.

Função

A função do emulsificante é incorporar ar durante o batimento da massa, facilitando uma mistura mais uniforme entre os ingredientes, principalmente entre aqueles que não se misturam facilmente (como água e óleo, por exemplo).

Vantagens

Bolos que levam emulsificantes ficam mais firmes e aerados e não necessitam de tantos cuidados para não abaixar antes de irem ao forno.

O aditivo também proporciona maior volume à massa, o que resulta num bolo leve e maior, aumentando em até 30% o rendimento. Isso acontece devido ao aumento de bolhas de ar.

Outra vantagem é que permitem que o bolo não resseque rápido, o que aumenta a sua durabilidade. Isso é muito importante para quem comercializa os produtos, pois o prazo de validade será maior.

Quanto usar

Para massas o recomendável é usar 1 colher (chá) bem cheia para cada 300 g de farinha de trigo, sempre em temperatura ambiente.

Tome cuidado para não “errar a mão” ao acrescentar emulsificante às suas receitas. Se usar pouco ele não deixará a receita tão aerada quanto você espera, mas o excesso pode render um resultado ainda pior, pois o produto é feito à base de gorduras e poderá deixar a receita “solada”.

Outras aplicações

Podemos usar também o emulsificante em recheios e coberturas, os cuidados são os mesmos:

  • Lembre-se que é um produto à base de gordura, então cuidado com o sabor residual;
  • Vale mais a pena usar uma quantidade menor e bater por mais tempo, do que aumentar  a quantidade de produto e perder na qualidade;
  • Se o seu recheio/cobertura já tem uma quantidade grande de gordura, muitas vezes o emulsificante pode ser substituído por um ingrediente mais interessante e grátis… paciência na hora de bater.
Compartilhe: