O bolo de casamento é a grande estrela da mesa de doces. Mas vocês sabiam que existe uma grande variedade de acabamentos e coberturas com sabores e estilos bem diferentes? Para nos aprofundar mais nos assunto, pedimos para alguns renomados confeiteiros indicarem os principais tipos de cobertura para bolo de casamento – e os prós e contras de cada um deles.
VANTAGEM:
Além de ser a cobertura com melhor acabamento estético, o fondant conserva o bolo durante todo o casamento, sem precisar de refrigeração, e não derrete.
“A pasta americana tem o melhor acabamento visual dentre todas as coberturas e permitir a aplicação de flores e todo tipo de decoração”.
DESVANTAGEM:
“A grande desvantagem do fondant é que ela não é tão gostosa quanto as outras coberturas, mas o que sempre explico para as clientes é que a parte interna do bolo é que deve ser comida e muitas vezes mando caldas diversas à parte”.
VANTAGEM:
“O buttercream pode ser usado em dois momentos: como uma camada pra nivelar o bolo antes de receber a pasta americana ou como decoração final. Saboroso, é uma ótima alternativa para cobrir bolos e deixá-los com a carinha ‘homemade’”.
DESVANTAGEM:
“Infelizmente o buttercream não agrada muito o paladar brasileiro, pois contém muita manteiga, além de não conservar tanto o sabor do bolo quanto o fondant. Outra desvantagem é que ele não resiste tanto ao calor”.
VANTAGEM:
Fleur de Sucre: “O merengue tem uma cara mais ‘desarrumada’, dando um acabamento mais rústico ao bolo, o que pode ser bastante interessante. Além de ser delicioso.”
DESVANTAGEM:
The King Cake: “Os merengues não aguentam muito o calor e qualquer outra decoração feita de açúcar que é aplicada sobre essa superfície tem grande possibilidade de estragar (melar). Não são indicados para regiões ou dias muito quentes, por conta da pouca durabilidade fora de refrigeração“.
VANTAGEM:
The King Cake: “É uma glacê que quando seca fica bem rígida. Se bem coberto, o bolo com glacê real fica reto, com um liso perfeito. Por ser mais fluída na hora da aplicação, permite fazer detalhes decorativos que a pasta americana não permite.”
DESVANTAGEM:
Não é recomendado cobrir o bolo direto com essa glacê , pois ela pode melar, uma vez que absorve a umidade do bolo. Por isso, ela sempre recebe uma camada de marzipã antes – e nem todo mundo gosta de marzipã no Brasil. Por ser mais difícil de se trabalhar, exige muita prática do confeiteiro.
VANTAGEM:
Nessa versão, o bolo é sempre ‘apetitoso’ – por inteiro!
DESVANTAGEM:
A superfície frágil do chocolate não permite que trabalhemos tantos detalhes decorativos quanto a pasta americana, por exemplo, mas ainda podemos colocar fitas, noivinhos no topo e alguns enfeites.
VANTAGEM:
Os bolos abertos são delicados e divinos! Como podemos ver o pão-de-ló fofinho e o recheio, eles enchem os olhos e abrem o apetite! Além disso, são super aromáticos.
DESVANTAGEM:
Uma desvantagem, não tão grave, é que o bolo precisa ser montado na hora, por dois motivos: 1) pois transportá-lo já montado seria bastante arriscado e 2) para que seja servido bem fresquinho, já que por estar exposto, ele seca mais rápido.
Se você está procurando por uma sobremesa simples, deliciosa e que agrade a todos, a…
Se você é fã de sobremesas tradicionais brasileiras, precisa experimentar o Bolo Olho de Sogra!…
Que tal surpreender seus amigos e familiares com uma sobremesa divina que vai deixar todos…
Que tal adicionar um toque de tradição à sua celebração de Páscoa este ano? Este…
Em busca de uma maneira irresistível de celebrar a Páscoa? Estas trufas de chocolate são…
Que tal surpreender seus convidados nesta Páscoa com uma sobremesa celestial? Este Cheesecake de Framboesa…