A receita de hoje “Pão de Ló com Frutas Vermelhas” é a de um dos bolos mais gostosos que já fiz. Eu adoro bolo assim, branquinho e recheado com frutas, bolos nesse estilo são meus favoritos e sempre serão os escolhidos para eu fazer no meu aniversário. Acho uma combinação leve, nada enjoativa, mas ao mesmo tempo perigosa pois você não consegue comer uma única fatia.
Preaqueça o forno a 180°C. Forre o fundo de duas formas de 20cm de fundo removível com papel manteiga e unte com margarina, não precisa untar as laterais.
Bata as gemas com a água ou o leite por 5 minutos. Adicione o açúcar e bata por mais 15 minutos. Reserve. Peneire a farinha e o fermento e acrescente sobre os ovos batidos mexendo levemente ou com a batedeira ligada na velocidade mínima. Incorpore as claras em neve mexendo delicadamente e leve para assar por cerca de 35 minutos ou até o bolo dourar e ao fazer o teste do palito ele sair limpo. Retire do forno e deixe esfriar numa grelha. Depois de frio, desenforme e corte cada bolo ao meio.
Leve os ingredientes para ferver numa panelinha. Assim que ferver e o açúcar estiver derretido, está pronto. Desligue o fogo e espere esfriar para molhar o seu bolo.
Coloque as frutas e a água em um processador de alimentos (ou liquidificador) e bate até virar um purê. Você deve no fim ficar com cerca de 2/3 xícara de purê. Em uma panela média, misture o açúcar com o amido e adicione o purê de frutas. Misture bem. Leve para cozinhar em fogo médio, mexendo constantemente, até que a mistura ferva e engrosse, cerca de 8 a 10 minutos. Deixe ferver por mais 1 minuto e, em seguida, retire do fogo. Deixe esfriar completamente.
Bata na batedeira o creme de leite fresco, o açúcar de confeiteiro e a baunilha até formar picos moles. Adicione o queijo mascarpone e bata até formar picos mais firmes. Cuidado para não bater demais pois o creme de leite fresco passa do ponto rápido e vira manteiga. Leve para a geladeira até a hora de usar.
Coloque a primeira camada de bolo em um prato de servir e regue-o com a calda (a quantidade de calda é a seu critério). Faça uma barragem com o creme de mascarpone (eu usei um saco de confeitar e fiz um círculo de creme na borda do bolo). Espalhe uniformemente metade da geleia sobre o bolo, dentro da barragem. Adicione um pouco de creme de mascarpone extra sobre a geleia e espalhe.
Adicione a segunda camada de bolo, regue-a com a calda, espalhe morangos picados por cima e cubra com mais um pouco de creme de mascarpone (não muito).
Adicione a terceira camada de bolo, regue-a com a calda e repita a barragem de creme. Depois espalhe a outra metade da geleia e mais um pouco de mascarpone por cima.
Adicione a camada final de bolo em cima e, em seguida, com uma espátula, alise o creme que estiver ao redor dos lados do bolo. Cubra todo o bolo com o restante do creme de mascarpone e decore como quiser.
Se você está procurando por uma sobremesa simples, deliciosa e que agrade a todos, a…
Se você é fã de sobremesas tradicionais brasileiras, precisa experimentar o Bolo Olho de Sogra!…
Que tal surpreender seus amigos e familiares com uma sobremesa divina que vai deixar todos…
Que tal adicionar um toque de tradição à sua celebração de Páscoa este ano? Este…
Em busca de uma maneira irresistível de celebrar a Páscoa? Estas trufas de chocolate são…
Que tal surpreender seus convidados nesta Páscoa com uma sobremesa celestial? Este Cheesecake de Framboesa…