BOLO DE MANDIOCA COM COCO

Já comeu bolo de mandioca com coco? ou Bolo de Macaxeira?  aipim? 3 nomes para um único dono, todos bem brasileiros.

Bolo da terra, molhadinho, com uma calda, que é o caminho mais reto e direto  para o  céu. Doce na medida,  no ponto da perfeição, natural fresco, sem adição de farinha, só mandioca crua.

Quando a gente pensa em bolo de mandioca, imagina logo muita trabalheira,   ralar a mandioca, depois  espremer em um pano limpo (que a gente desconfia nunca estar  tão  limpo assim), muita sujeira na cozinha …. só que não!

Esta delicia  é fácil de fazer, uma vez que dá para  ‘ralar’  a mandioca, batendo-a no  liquidificador, ou centrífuga ou ainda num processador de alimentos.
Além de lindo e gostoso, este bolinho é super simples de fazer. Quer aprender agora mesmo como fazer essa delicia? Siga corretamente o passo a passo abaixo e faça esse bolo , que é de dá água na boca:

BOLO DE MANDIOCA COM COCO

INGREDIENTES

  • 1 massa de mandioca comprada na feira, caso não tenha a massa pronta, veja a opção de fazer com mandioca fresca
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 tablete de margarina de culinaria ou 4 colheres bem cheias de margarina
  • 1 a 2 colheres de sobremesa de fermento para bolo
  • 300 gr de côco ralado fresco
  • Se não tiver o coco fresco, use 1 a 2 pacotes de grandes de coco ralado
  • 2 frascos de 200ml de leite de coco

MODO DE PREPARO

  1. Em uma tigela grande, peneire a massa de mandioca fresca usando uma peneira simples, mas que não tenha a trama muito fina, o objetivo é separar somente os grãos maiores
  2. Depois de peneirar a massa, acrescente todo o côco ralado, misture bem e reserve
  3. Separe os as gemas numa tigela e bata as claras em neve, reserve
  4. Numa tigela coloque as 4 gemas, 2 xícaras de açúcar e a margarina, bata até obter a massa homogênea, acrescente os dois frascos de leite de côco e bata até obter uma massa cremosa e homogênea
  5. Acrescente esta massa à massa de mandioca que já estava misturada com o coco, não use a batedeira, misture tudo com uma colher de pau ou pão dura, depois de misturar bem, acrescente as claras em neve lentamente
  6. Por último coloque o fermento e misture bem, faça levemente com a colher de pau ou a pão dura
  7. Unte uma forma com furo ou quadrada – que seja funda – com manteiga e farinha de trigo
  8. Leve ao forno de médio a alto e deixe assar até que ele fique bem assado na parte superior
  9. Deixe esfriar e aproveite!
  10. DICA:, quanto melhores os ingredientes, mais saboroso irá ficar o bolo. Caso não tenha a massa de mandioca pronta, você pode fazer com mandioca fresca. 1 Kilo de mandioca sem casca. Rale a mandioca usando o ralador convencional, a massa que for obtida deve ser espremida, use um pano limpo e firme para torcer até sair todo o caldo da massa, faça isso em toda a massa ralada. O amido que vai sobrar da massa torcida pode ser deixado secar e virar uma ótima tapioca! Use essa massa recém espremida, mesmo úmida, para fazer o bolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Statistics